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terça-feira, 31 de agosto de 2010

O poder da percepção


Como se dá o entendimento de um fato simplesmente visto?

Conte no vídeo abaixo quantas vezes o time de branco passa a bola entre si. Atenção o time de preto está apenas para atrapalhar a contagem, concentre-se no de branco.





Para Stephen Robbins, a Percepção pode ser definida como "o processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao seu ambiente." (Stephen Robbins apud Serrano, Daniel)



A atenção é imprescindível para não deturparmos a verdade. É preciso uma cuidadosa análise de tudo quanto nos é imposto e exposto. Afinal um fato mal entendido pode gerar uma complicação futura desnecessária.


Na prática, a percepção nada mais é do que um processo que nos permita decodificar os estímulos e mensagens externas que recebemos a cada segundo. Se as necessidades e motivações de um indivíduo, analisadas anteriormente, se concretizam, por vezes, na compra e no consumo ou em qualquer outro ato, não deveríamos chegar à conclusão, precipitadamente, que o interior do ser humano é o suficiente para explicar todos os seus atos, comportamento e atitudes. Além de suas necessidades básicas, psicológicas ou biológicas, o que um consumidor compra depende, também, do que há disponível no meio que o rodeia.(Serrano, Daniel)

O jogo da percepção existe. O estudo da percepção existe. Uma propaganda ao ser criada leva em conta todo o objetivo para o produto em questão, em posse de estudos psicológicos para captação da atenção e vontade do futuro cliente. Uma lanchonete por exemplo, irá preferir as cores vermelha e amarela, pois nosso inconsciente liga essas cores ao estado de fome e ansiedade respectivamente.

Portanto, podemos notar e definir que há uma intensa e complexa rede de situações que são criadas para iludir, captar e ganhar nossa mente. Não a ponto de exagero de teorias de conspiração (rs), mas a ponto de identificarmos posições, ações e pensamentos que são de nossa personalidade ou que são alheios a nossa vontade, representando um consumismo e um controle da sociedade capitalista sobre suas "vítimas clientes".

Serrano, Daniel. Percepção e o Processo de Compra. Disponível em http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Percepcao.htm.
Stephen Robbins apud Serrano, Daniel. Op. Cit.
Alves, Fabrício. Cores e seus significados psicológicos. Disponível em http://www.grito.com.br/artigos/fabricio002.asp.
Teste de percepção. Disponível em www.youtube.com/watch?v=7n3TT2dAtrI.

2 comentários:

  1. Amei, achei uma reportagem muito bacana, é muito importante identificarmos nossas atitudes, nossas ambições, nossos pensamentos..

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  2. e aí Cid!
    Estou passando para agradecer o seu comentário no meu blog. Aproveito para comentar a sua postagem.

    Gosto desse tema "percepção". Eu estudo rádio e tv, estou no último ano, e esse assunto é importantíssimo na nossa área. Como vc mesmo disse no seu texto, as cores em uma propaganda publicitária são um tipo de percepção do espectador, futuro consumidor do produto em questão.

    São detalhes que não podem fugir da nossa própria percepção!

    abraço! e boa semana p/ vc

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