Sejam vem vindos! Comentem!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

A influência da mídia

O que passa na mídia? Tudo quanto é informação e conhecimento? Ou um sistema de alienação eficaz que chega a todas as casas com toda sua interação?


Se alguém crítica é logo reprimido e excluído. Assim é desenvolvida a mídia, atacar quem não tem poder o suficiente para se defender, e defender aquilo que tem força para poder atacar.

Claro que integrante do sistema capitalista a mídia também é serva do comandante dinheiro. Sua principal função está definida no consumismo. Hoje existe a idéia de felicidade e bem estar no: comprar, comprar e comprar! Nunca foi tão usado o imperativo e funções apelativas. Tudo é influenciado, beleza, moradia, bem estar, costumes, cultura...


Cabe aos usuários definirem, analisarem cada informação, não apenas absorver e absorver tudo sem qualquer tipo de filtro.


Aqui vai Max Gonzaga com uma música magnífica e exemplar "Classe Média", que por sua crítica não passa em nenhum meio de comunicação de massa, com exceção da internet que ainda pode ser usada ao nosso entendimento.


3 comentários:

  1. A mídia desde os primórdios até hoje em dia influência as pessoas de uma maneira assustadora, muitas das vezes que nem percebemos, principalmente agora era da tecnologia onde recebemos milhões de informações em um pequeno espaço de tempo que nosso cérebro acaba não conseguido absorve-las.
    A técnica mais utilizada pela mídia é a comunicação de massa, onde todos acabam aceitando suas ideologias e produtos sem ao menos haver um questionamento...
    A mídia tem um poder de distorcer as informação de um fato absurdo transformando em algo "aceitável".
    Vou dar um exemplo bem prático utilizando o BBB (Big Brother Brasil).
    No site globo.com você pode interagir votando para a eliminação de dois candidatos, só que muitas vezes não sai a pessoa que a população escolhe, daí você pergunta como?
    Eles colocam as fotos das duas pessoas uma delas com uma aparência feliz, sorridente, alegre. Já a outra com um semblante mais fechado bem menos agradável.
    Se você é uma daquelas pessoas que quase não assisti vira uma vítima facil de ser manipulada, assim votando na pessoa que está alegre mostrando-se mais "simpática", onde pode ser o contrário.
    Somos também influenciados a fazer propaganda gratuita de marcas famosas com NIKE, ADIDAS entre outras, pois por onde formos estará a vista de muitas pessoas, automaticamente pensamos que se não obtivermos aquele determinado tênis ou roupa não seremos bem vistos pela sociedade e também acaba mostrando um pouco da questão do posicionamento financeiro.
    Para um pouco melhor entender sobre o poder da mídia aconselho a assistir o filme "O QUARTO PODER" onde fica evidente a maniupulação de fatos mostrando dualidade, consumismo o bem e o mal.
    ATT...

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Clayton.
    A mídia impõe "naturalmente" conceitos de felicidades consumistas. Assim sem os questionamentos aos quais se referiu, a alienação é promovida...
    Muito Obrigado pela colaboração!

    ResponderExcluir
  3. Cara, ironia do destino ou não logo num post que falo de reencontrar amigos dos tempos do ensino médio/técnico eis que surge o sue comentário, e melhor, descubro que finalmente você fez um blog. Não pode imaginar o quanto estou feliz em estar aqui comentando.

    Quanto ao seu post, de fato, vivemos na chamada indústria cultural. Uma indústria cujo foco principal é estimular o consumo e criar necessidades de consumo através de fórmulas de sucesso prontas, além dos interesses ideologicos. Creio eu que antes da internet essa dominação era mais explicita e mais controlável, havendo poucas opções de fuga. Já hoje enxergo a internet como um importante veículo de comunicação onde (ainda) podemos nos expressar de maneira livre.

    Cara, recomendo você a ler Walter Benjamin, um autor alemão dos anos 30 que fez vários estudos sobre a mídia. O que mais impressiona é que os textos ainda descrevem muita coisa que acontece até hoje...rsrs

    Cara, de coração, obrigado pelo comentário no meu blog, seja bem vindo ao Ponto Três e à blogosfera com este seu excelente blog!! Qualquer coisa, tamos aí!!!

    Um abraço,

    Danilo Moreira
    http://blogpontotres.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por sua colaboração!