
A anfitriã da comemoração está assoprando 60 velinhas. Uma idade pequena para a grande evolução que a TV realizou. Esta inovação tecnológica já ocupa cerca de 97% dos lares brasileiro e ela não para de se superar com suas inovações: PLASMA, LCD, LED, Digital, 3D...
"A televisão foi inventada em 1929, mas não foi produzida ou distribuída em massa até o final da II Guerra Mundial. Entretanto, já em 1938, seu impacto potencial sobre a cultura foi compreendido por um perspicaz observador. E. B.White, autor de Charlotte's Web, escreveu naquele ano: Acredito que a televisão será o teste do mundo moderno e que nesta nova oportunidade de ver além do nosso campo de visão descobriremos ou uma nova e insuportável perturbação da paz geral ou um brilho salvador no céu. Permaneceremos ou cairemos por causa da televisão. Com essas palavras, White anteviu o enorme impacto que a televisão teria sobre a cultura e a sociedade."(UFRGS)
Quem não parou um dia para ver uma cena, um capítulo, um jogo? A TV pouco a pouco foi se tornando indispensável na vida do brasileiro, fazendo parte do essencial dentro de sua casa.
Essa fuga do mundo, do stress, dos problemas que a televisão proporciona soma-se ao poder de informação, comunicação, ao alto nível de conhecimento que pode se lançar, usufruindo da capacidade de captura da atenção e dinamismo que a mesma possui.
"As crianças passam hoje mais tempo aprendendo sobre a vida na mídia do que em qualquer outra forma. A mídia eletrônica é um professor notável para a juventude de hoje, bem como a atrai fortemente. A combinação de informações visuais com auditivas faz a televisão, os vídeos e os video games muito mais atraentes do que outros meios de comunicação de massa, tais como os livros." (UFRGS)
Há, contudo o uso inapropriado, tornando-a fonte de imposição ideológica e fomentadora do mundo capitalista. Através dela é que se pode chegar a toda a população sem distinção de classe, sexo, cor, idade... Todos à mercê da sedução que ela possui. A programação exibida na verdade esta inserida de modo à obedecer conceitos de ibope que ignoram o lado do telespectador, fazendo o que de acordo com Gabriel o Pensador na música "Até quando?":
"A programação existe pra manter você na frente
Na frente da TV, que é pra te entreter
Que pra você não ver que programado é você."
É venda daqui, venda dali, consome aqui, compra ali. É dentro dos programas, são os comerciais, são propagandas, são mensagens subliminares, tudo de acordo com "my precious" mal da humanidade: o dinheiro.
Parece tudo informação.
Mas tudo é comercial.
O programado infeliz,
está feliz em seu canal.
O controle na mão do programado.
Olhe isso! Faça aquilo!
Compre, compre. Alienado!
Olha o imperativo em jogo.
As tais funções apelativas.
Abre o olho personagem,
sai dessa história consumista.
Vamos embora! Tá na hora!
O programa não espera...
Tenho que comprar o que não preciso,
mas é que passou em minha novela!
Cidiclei Silva
Todavia, nem tudo são lágrimas, ainda é através da televisão que a informação e entretenimento chegam a todos e é através da televisão que obtemos conhecimento daquilo que não está presente em nosso campo social, portanto ela faz parte, desde que usada corretamente, da tentativa de “desalienar”, educar, informar e entreter a população de modo geral.
Parabéns a todos que neste período trabalharam seriamente para consolidação da televisão no Brasil.
Referências
UFRGS. A televisão e a violência, o impacto sobre a criança e o adolescente. Disponível em http://www.ufrgs.br/psiq/vio_form.html.
Televisão - Titãs